Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta, exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia em preto e branco mostra uma quadrilha e festa junina. Á direita da imagem “TREM DA MÚSICA, FESTA CAIPIRA NO INTERIOR”. Abaixo, “Fotografia: Camila Pastorelli; Realização: Linha da Cultura”.
clique nas imagens para navegar pela galeria
 

A vida no interior tem pequenos prazeres que dificilmente encontramos em uma grande metrópole. Poder pegar um trem para se deslocar para bairros mais distantes é uma delas. Na pequena Pindamonhangaba, localizada no Vale do Paraíba, no interior do estado de São Paulo, os moradores têm a chance de usar um bondinho de madeira para ir e voltar da zona rural do município, como uma alternativa ao ônibus, carro e bicicleta.

Em épocas festivas, o bondinho se enfeita todo, convida músicos da região e a festa começa logo na viagem. A banda toca, os casais dançam e todos se divertem embalados pelas canções de diferentes épocas – enquanto a paisagem das plantações e das montanhas do Vale do Paraíba enfeita ainda mais a cena. O desembarque é feito em uma grande festa que acontece, tradicionalmente, nos meses de junho e julho, cheia bandeirinhas, danças, comidas e bebidas típicas – e que não tem hora para acabar.

Festas juninas são lindas pois celebram, com simplicidade e alegria, a cultura que passa de geração para geração. Em especial para quem é de Pinda e região, é nessa época do ano que podemos saborear o delicioso “bolinho caipira” acompanhado de um “quentão” enquanto nos esquentamos perto da fogueira.

O ensaio foi feito pela fotógrafa Camila Pastorelli, que passou sua infância e adolescência na cidade.

 

Saiba mais:

www.camilapastorelli.com

instagram: www.instagram.com/camila_pastorelli