Personagens do Folclore Brasileiro

Saci-Pererê, Lobisomem, Mula sem Cabeça, Cuca, Curupira... Esses são apenas alguns dos mais conhecidos personagens do nosso folclore. Além deles, há muitos outros seres que habitam a imaginação dos brasileiros de todas as regiões do país, para alegria dos amantes de boas histórias e da sabedoria popular.

Algumas das mais fascinantes criaturas que povoam nossas matas, rios, mares e cidades estão retratadas nessa exposição, baseada no livro Abecedário de personagens do folclore brasileiro. Resultado de uma parceria da FTD Educação com as Edições Sesc São Paulo, a obra apresenta 141 personagens da cultura popular, suas características físicas e psicológicas, origens e o enredo do qual fazem parte e fontes bibliográficas.

Figuras como os assustador Mapinguari, o auspicioso Hipocampo, o defensor da natureza Gunucô, o vingativo Poronominare, o escravo fugido Canhambora, Xunduarua, de origem africana, Sucuriju, de origem indígena, Anhangá, de origem europeia, e Donzela Teodora, de origem oriental, fazem parte deste projeto ousado e original, só tornado possível graças a uma rigorosa pesquisa, realizada pela jornalista, escritora e pesquisadora da cultura popular Januária Cristina Alves e pelas ilustrações inéditas do artista Berje.

 

Conheça mais sobre o processo de criação do livro e desenho das personagens:

 

Acesse

FTD Educação - @ftdeducacao
Edições Sesc São Paulo - @edicoessescsp
Januária Alves -  @janu_alves
Cezar Berje - @cezarberje