Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia de dois metrôs divididos por um corredor ao meio. À direita da imagem “PRÓXIMA ESTAÇÃO: LINHA DA CULTURA”. Abaixo, “Curadoria: Linha da Cultura; Realização: Metrô de São Paulo”.

 

No vai e vem do dia a dia, muitos passageiros não percebem os designs dos trens de Metrô, pois o seu interesse é embarcar e chegar ao seu destino. Neste cenário, a Linha da Cultura online apresenta a exposição Próxima Estação: Linha da Cultura, no mês que a Companhia faz 46 anos de operação e, também, comemoramos o Dia Mundial sem Carro. A mostra nos convida a refletir sobre a importância deste transporte na mobilidade urbana da maior cidade do Continente Americano, além das consequências para a melhoria do clima e da saúde.
No total são 25 imagens, desde 1974 até os dias atuais, que trazem a evolução das "máscaras dos trens", como são conhecidas pelos empregados e “cara”, apelido que os passageiros deram para a frente dos trens. As mudanças nos layouts das máscaras também pontuavam e pontuam os avanços tecnológicos.

 

FROTAS A, C, D - AS PRIMEIRAS MÁSCARAS

 

FROTAS E, F, G, H - A MÁSCARAS MAIS RECENTES

 

 

FROTAS I, J, K, L - A MODERNIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS MÁSCARAS

 

 

FROTAS M, P - MÁSCARAS DO MONOTRILHO

 

Curadoria: Linha da Cultura

Fotografias:
Acervo do Metrô
Marcos Jurado
Viviane Veiga (metroviária) @viviane.veiga.metrosp