Clique nas imagens para navegar pela galeria.
“A cor é um importante recurso plástico, não só pelas escolhas que propicia, mas pelas possibilidades que os jogos de tonalidades geram. Construir uma tela com diversidade cromática acarreta o desenvolvimento de um pensamento sobre as peculiares potencialidades da pintura.
Clara Prates, em suas obras mais recentes, caminha na direção de um jogo em que a cor se alia ao gesto. Existe assim um visual que pode crescer não só em termos da consecução do próprio trabalho, mas, principalmente, no que diz respeito a passar a pintar telas cada vez de maior formato.
As indagações que esse momento gera se sustentam por um querer saber sempre mais. Assim, a expressividade do trabalho pode mesclar gradativamente a sensibilidade com a razão. O prazer de lidar com o movimento dos pincéis e as conversas entre nuances de cor se associa numa percepção apurada de discussões plásticas.
Nesse contexto, cada novo quadro de Clara Prates, para atingir resultados progressivamente significativos, caminha para uma reflexão densa de como a cor e o dinamismo imposto no ato de criação ganha valor enquanto pintura na medida que propõe discussões sobre o ato do fazer.”
Por Oscar D´Ambrosio