×

[sigplus] Critical error: Image gallery folder linhadacultura/2021/04_abril/photothings is expected to be a path relative to the image base folder specified in the back-end.

Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia de tronco de menino com blusa do Brasil mexendo os braços À direita da imagem “PHOTOTHINGS”. Abaixo, “Idealização e Curadoria: Marly Porto; Realização: Linha da Cultura e Marly Porto”.

[sigplus] Critical error: Image gallery folder linhadacultura/2021/04_abril/photothings is expected to be a path relative to the image base folder specified in the back-end.

 

{gallery width=370 height=370 crop=1 preview_margin=4 alignment=center rotator transition effect=sinusoidal overlay=1}linhadacultura/2021/04_abril/photothings{/gallery}

 

FESTIVAL PHOTOTHINGS
Angústia. Liberdade. Nostalgia. Tristeza. Esperança.

Estes foram alguns dos sentimentos marcantes nos ensaios fotográficos enviados por mais de 200 artistas, de todas as partes do país, que se inscreveram para participar do FESTIVAL PHOTOTHINGS.

Embora a temática fosse livre, o confinamento causado pela pandemia, o racismo e a desigualdade social foram os temas mais abordados pelos autores. A ausência do poder público, nos casos de moradias afetadas por tragédias, como as cheias dos rios e a falta de condições mínimas de dignidade – como tratamento de esgoto e água limpa – também estão presentes nas imagens selecionadas por um júri, formado por curadores e jornalistas do Brasil e do exterior e, que agora, podem ser vistas nesta exposição.

Com a proposta de estimular a produção fotográfica nacional, o FESTIVAL PHOTOTHINGS é dedicado aos artistas visuais que têm a fotografia como suporte para o seu trabalho.

Idealizado pela curadora e pesquisadora de fotografia Marly Porto, o PHOTOTHINGS tem por missão estimular a produção fotográfica e oferecer oportunidades para que novas produções artísticas possam aparecer e contribuir para a cultura brasileira.

A intenção é delinear um panorama plural da fotografia autoral produzida por artistas pouco conhecidos, fato causado pela ausência de oportunidades de acesso ao mercado, que gira em torno de um pequeno número de espaços expositivos, como galerias e feiras de arte especializadas.

O FESTIVAL PHOTOTHINGS abrange não só uma curadoria artística. Ele se instala de forma interseccional, encontrando novos públicos, ampliando os seus nichos e perpetuando a narrativa fotográfica como arte através da imagem e como registro da história. O resultado visto nas imagens desta exposição mostra que há uma vibração forte de gente nova querendo se expressar por meio da fotografia.

Curadora
Marly Porto