Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia de hiena de costas olhando para trás. À direita da imagem “BIODIVERSIDADE DO PANTANAL E DO CERRADO”. Abaixo, “Fotografia: Edu Fragoso; Realização: Linha da Cultura e Onçafari”.

 

 

BIODIVERSIDADE DO PANTANAL E DO CERRADO

A exposição do biólogo e conservacionista Edu Fragoso mostra as cores, as formas e a beleza da biodiversidade do Pantanal e do Cerrado. Mas, ao mesmo tempo, alerta para o risco crescente de toda essa exuberância deixar de existir num futuro não tão distante. A Terra se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos. Se transformássemos todo esse tempo em um único dia, a espécie humana estaria presente apenas nos últimos 20 segundos. Mesmo em um curto período de tempo, nosso impacto sobre o planeta tem sido tão severo, que cientistas consideram o momento atual como uma nova era geológica: o Antropoceno. Isso nos leva a necessidade de repensar nossos hábitos de consumo e mudar radicalmente o caminho de ocupação, destruição e extinção de espécies que causamos. Apesar do cenário pessimista, esforços multilaterais têm sido bem-sucedidos na proteção de algumas espécies e habitats selvagens, o que dá uma esperança de uma coexistência mais equilibrada entre as necessidades humanas e a conservação do mundo natural.

Edu Fragoso (@edu.fragoso_ e @oncafari)

 

Sobre o Fotógrafo

Edu Fragoso nasceu em Mafra (SC) e desde 2014 atua como biólogo de campo no Cerrado do Brasil Central e no Pantanal Sul, se dedicando à conservação de animais silvestres, principalmente de grandes carnívoros, como a onça-pintada, o lobo-guará e a onça-parda. A fotografia e a filmagem surgiram como um hobby, mas hoje se transformaram em uma ferramenta para registrar comportamentos, espécies, paisagens e flagrantes do mundo natural, compartilhados como uma tentativa de divulgar informações e sensibilizar uma ampla audiência em prol da conservação da vida selvagem. Desde 2015, Edu também auxilia fotógrafos de natureza e equipes de filmagem, tais como BBC e National Geographic. Atualmente, Edu Fragoso coordena as atividades científicas do Onçafari, iniciativa que atua em quatro dos seis biomas brasileiros, integrando ecoturismo, ciência, reintrodução, educação ambiental, desenvolvimento socioeconômico local e proteção de florestas.