Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia garota com bola no peito e ao fundo uma periferia. À direita da imagem “FESTIVAL IMAGENS PERIFÉRICAS”. Abaixo, “Realização: Festival de Imagens Periféricas; Apoio: Linha da Cultura”.

 

 

Conheça mais com a projeção de 365 imagens feita sob a curadoria de Rodrigo Zaim, no canal do festival no Youtube.

 

FESTIVAL DE IMAGENS PERIFÉRICAS

O Festival de Imagens Periféricas teve 12 fotografias coladas nos tapumes do canteiro de obras da futura Linha 6- Laranja do Metrô. Elas fazem parte de um conjunto de 30 fotografias coladas na região centro (Rua da Consolação, Rua Rêgo Freitas, Rua Amaral Gurgel e Av. Gal. Olímpio da Silveira). O projeto expográfico da região centro foi realizado por Raphael Poesia e curadoria de Silvia Zamboni.

No sentido de quem desce a Rua da Consolação em direção ao centro, o transeunte pode conferir, no lado esquerdo, as fotografias de Silvia Zamboni, Vanessa Soares, Mariana Raphael, Deh Coutinho e Márcia Zoet. No lado direito temos afixadas as imagens dos artistas Léu Britto, Allan Cunha, Sylvia Masini, Márcia Zoet, Levi Bianco, Evelyn Ruman e Malu Monteiro.

Assim como na região centro, em todas as outras 4 regiões de São Paulo (Norte, Sul, Leste, Oeste), foram expostas 30 fotografias coladas em técnica lambe-lambe, nos tamanhos 2,25 x 1,50 metros. No total, 150 fotografias foram selecionadas a partir de um chamamento ao público em forma de #desafio_fip em nossas redes sociais, Instagram e Facebook. Esse chamamento se originou após os cinco Diálogos que fizemos na primeira semana do Festival de Imagens Periféricas, de 1 a 5 de março e as curadorias selecionaram 150 fotografias que foram coladas em muros, paredes e tapumes das cinco regiões de São Paulo.

Tivemos também uma grande Projeção sob curadoria de Rodrigo Zaim, feita a partir desse mesmo chamamento (Desafio Instagram) que selecionou 365 imagens. A Projeção foi feita no dia 06 de abril numa empena de um prédio na Rua Caio Prado esquina com Rua da Consolação e está disponível em nosso YouTube para ser contemplada.

Além dos Diálogos, da Projeção, do Desafio Instagram e da Exposição a céu aberto dos 150 lambes, tivemos também 5 oficinas ministradas por fotógrafos do FIP, todas com vagas esgotadas. O FIP vai até 28 de maio. Tudo isso pode ser visto em nossas redes Face, Instagram e YouTube @festivaldeimagensperifericas.

O FIP foi construído por 30 profissionais que atuam no centro e nas periferias de São Paulo o que possibilitou uma enorme troca de saberes. A organização teve 15 curadores e 5 responsáveis pelos projetos expográficos. Foi um trabalho coletivo muito intenso e vivo que possibilitou a circulação da fotografia para lugares distintos de São Paulo.

O projeto foi aprovado na lei Aldir Blanc pelo edital ProaC-LAB do governo do Estado de São Paulo o que possibilitou sua realização.

Mônica Zarattini

Curadora de Festival de Imagens Periféricas

@festivaldeimagensperifericas