Clique nas imagens para conhecer essas mulheres.

 

MULHERES NEGRAS, CONQUISTAS E PERSPECTIVAS

Essa exposição é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, mesma data em que se comemora o Dia de Tereza de Benguela, líder quilombola do século XVIII e inspiração para quem luta por uma sociedade mais justa.

Para essa mostra, contamos com 17 integrantes do Fórum Municipal de Mulheres Negras e de outros organismos que ajudam a desenhar políticas públicas e a criar um futuro melhor. Apesar de toda dificuldade de ser negra e mulher em um Brasil que convive com o racismo estrutural e o sexismo, essas mulheres conquistaram um espaço na sociedade e no mercado de trabalho.

O racismo é a crença na superioridade de uma raça ou etnia sobre as demais, assim como o sexismo é crença na superioridade de um dos sexos em relação ao outro. Racismo e sexismo são usados como fatores de legitimação do poder. Quando dizemos "não" a toda forma de discriminação, construímos uma sociedade mais justa e melhor para todos.

Essa mostra faz parte da campanha "Diga não ao racismo, diga não ao sexismo!" promovida em parceria pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos (STM).

Fotografia: Carla Cruz