Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia de prédio com grafite de folhas, ao fundo outros prédios e céu. À direita da imagem “UM VIADUTO CHAMADO MINHOCÃO”. Abaixo “Entrevistado: Gil Veloso; Realização: Linha da Cultura”.

 

 

No dia em que se comemora a Independência do Brasil, a #LinhadaCultura online apresenta o documentário Arte no Metrô, a partir da obra “Momento Antropofágico com Oswald de Andrade" do artista Antônio Peticov, que está instalada na Estação República, desde 1990. A obra faz referência ao modernismo brasileiro, que foi um momento da nossa história que celebrou o centenário da independência do Brasil, quando foram criados alguns modelos da nossa brasilidade, como a criação de personagens caipiras e selvagens na busca pelo nacionalismo e pela construção de uma identidade nacional.

A obra de Peticov foi realizada em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Oswald de Andrade, uma das principais figuras do movimento modernista no Brasil. Peticov reuniu neste painel de azulejos cerâmicos, além de Oswald, elementos da obra "Abaporu" de Tarsila do Amaral e a inscrição "Tupy or not Tupy". Acompanhe na #LinhadaCultura online o vídeo que apresenta a obra de arte e o depoimento de passageiros que transitavam pela estação República naquela época.