Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por pintura de agricultores por Gontran Guanaes Netto. À direita da imagem “METRÔSP.DOC ARTE PÚBLICA NO METRÔ DE SP: GONTRAN GUANAES NETTO; Produção: Company Produções; Realização: Linha da Cultura”.

 

Gontran Guanaes Netto, artista plástico, apresenta parte de sua obra e suas relações com a Arte Social, a busca individual do artista e a visão única que cada pessoa tem ao observar uma pintura. Um de seus mais importantes painéis, segundo o próprio artista, é A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que pode visto na estação Marechal Deodoro. Esse e outros seis painéis foram instalados em 1989.
O documentário mostra a cidade que acorda em seus apressados deslocamentos pelo Metrô de São Paulo, sem reparar o verdadeiro Museu Subterrâneo que existe em seu interior, em 37 estações do sistema.

 

0h 07min
Realização: Company Produções
Direção: Luci Lívia Barreira
Direção de Fotografia: Peter Overbeck
Produção: Luiz Carlos Pavan e José Roberto do Valle