Neste vídeo a artista Josely Carvalho (São Paulo, SP, 1942) descreve o olhar sobre a sua obra Memorial Armênia (1995), com fragmentos do Diário Armênio que escreveu durante a construção. A instalação permanente ocupa a área interna e os jardins externos da Estação Armênia do Metrô de São Paulo. Inaugurada em 24 de abril de 1995 e reinaugurada no mesmo dia 20 anos depois, como tributo à cultura armênia, a obra é um memorial ao genocídio armênio de 1915-1917 ocorrido na Turquia, relembrado anualmente nessa data.
A produção diversificada da artista multimídia, que vive e trabalha em Nova York e no Rio de Janeiro, envolve instalações, gravuras, fotografias, esculturas, objetos, pinturas, desenhos, livros de arte, vídeo e web-art.
Nos anos 1970, dedicou-se sobretudo à Serigrafia e a outros meios tradicionais da arte. Na década seguinte começou a trabalhar com recursos eletrônicos e digitais e, mais recentemente, com a web-art. Entre as obras públicas de Josely Carvalho destacam-se também os painéis eletrônicos do Times Square, Public Art Fund, Nova York (1988).
Conheça mais sobre a artista, acesse o site: https://www.joselycarvalho.com/