Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia da obra Memorial Armênia de Josely Carvalho instalada da Estação Armênia. À direita da imagem “Depoimento: JOSELY CARVALHO Acervo de Arte Contemporânea do Metrô”. Abaixo “Realização: Linha da Cultura”.

 

Neste vídeo a artista Josely Carvalho (São Paulo, SP, 1942) descreve o olhar sobre a sua obra Memorial Armênia (1995), com fragmentos do Diário Armênio que escreveu durante a construção. A instalação permanente ocupa a área interna e os jardins externos da Estação Armênia do Metrô de São Paulo. Inaugurada em 24 de abril de 1995 e reinaugurada no mesmo dia 20 anos depois, como tributo à cultura armênia, a obra é um memorial ao genocídio armênio de 1915-1917 ocorrido na Turquia, relembrado anualmente nessa data.

A produção diversificada da artista multimídia, que vive e trabalha em Nova York e no Rio de Janeiro, envolve instalações, gravuras, fotografias, esculturas, objetos, pinturas, desenhos, livros de arte, vídeo e web-art.

Nos anos 1970, dedicou-se sobretudo à Serigrafia e a outros meios tradicionais da arte. Na década seguinte começou a trabalhar com recursos eletrônicos e digitais e, mais recentemente, com a web-art. Entre as obras públicas de Josely Carvalho destacam-se também os painéis eletrônicos do Times Square, Public Art Fund, Nova York (1988).

Conheça mais sobre a artista, acesse o site: https://www.joselycarvalho.com/