logo MPM 1a

A Biblioteca Neli Siqueira te convida para participar da 2ª edição do Seminário Memória, Pesquisa e Mobilidade.
Nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2020, o evento online será transmitido via Microsoft Teams, sempre às 14 horas, e não é necessária inscrição.

progazul

24 de novembro - MEMÓRIA

A Memória, racional e afetiva, evoca os conceitos e percepções que temos das pessoas e instituições que nos cercam, confere prestígio e admiração e é fonte de informações e conhecimentos. A pandemia do COVID-19 alterou radicalmente a relação do Metrô com os passageiros e suspendeu uma relação de proximidade com pesquisadores e entusiastas. Neste encontro, será apresentado como o Metrô está enfrentando este período e o que está preparando para fortalecer sua imagem e trajetória por meio da memória.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EVENTO AO VIVO

rafael

Rafael Eduardo Rodrigo da Silva

Bacharel em Biblioteconomia pelo UNIFAI. Tem dez anos de experiência na conservação, catalogação, higienização e digitalização de documentos. Trabalha na Biblioteca Neli Siqueira do Metrô com pesquisa e curadoria do acervo histórico.

 

 

 

 

 


25 de novembro - PESQUISA

Neste encontro será apresentado um breve histórico da área de pesquisa da operação, dos usos das informações produzidas e principais pesquisas realizadas junto aos passageiros. Em seguida, vamos fazer um histórico da Pesquisa Origem Destino, aplicada na Região Metropolitana de São Paulo, e que pode ser considerada a maior pesquisa de mobilidade do Brasil. 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EVENTO AO VIVO

 
cecilia

Cecília Guedes

Chefe do Departamento de Relacionamento com o Passageiro na Gerência de Operações do Metrô de São Paulo. Atuação nas áreas de pesquisa social, de comunicação e gestão do relacionamento com o público. Graduada em Psicologia pela USP, Mestre em Psicologia Social pela USP e Doutora em Sociologia Urbana pela PUCSP.

 

 

 

ceciliaandreoliMaria Cecilia Masagão Andreoli de Oliveira

Estatística e engenheira mecânica com especialização em administração é supervisora na Coordenadoria de Pesquisa e Avaliação de Transportes do Departamento de Planejamento e Projeto Funcional da Companhia do Metropolitano de São Paulo.

 

 

 

 


26 de novembro - MOBILIDADE

Conheça sobre a importância da Mobilidade a Pé, o modo de deslocamento mais frequente nas cidades brasileiras e da Caminhabilidade que é a qualificação dos espaços públicos de mobilidade para serem favoráveis ao caminhar. Também será abordado sobre a responsabilidade dos planejadores da rede de transporte e de seus tomadores de decisão na viabilização da viagem a pé até os sistemas de transporte público coletivo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EVENTO AO VIVO

massuncaoMaria de Assunção Ribeiro Franco

Professora da FAU - USP, coordena o Laboratório de Pesquisa LABVERDE na FAUD-USP, desde 2007, onde é editora da Revista LABVERDE desde 2010.

 

 

 

 

meliMeli Malatesta

Mestra e doutora em Mobilidade Urbana Ativa – Mobilidade a Pé e Cicloviária pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

 

 

 

 

neilaNeila Custódio

Arquiteta Paisagista, coordenou projetos paisagísticos e requalificação urbana com enfoque ambiental voltados para mobilidade ativa no Metrô de São Paulo.

 

 

 

 

lilianLilian Hatsumi Nagae

Arquiteta e Urbanista pela USP e Técnica em Desenho de Construção Civil pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, trabalha nas áreas de Projeto Funcional e Arquitetura do Metrô de São Paulo.

 

 

 

 

julianaJuliana Yoshida

Arquiteta e Urbanista pela USP e Técnica em Edificações pela Escola Técnica Federal de São Paulo, trabalha no Departamento de Arquitetura do Metrô de São Paulo.

 

 

 

 

 

Como participar:

A participação é gratuita e não precisa de inscrição prévia. Clique no link de cada dia e acesse o aplicativo Microsoft Teams pelo celular ou pelo computador. Consulte as instruções abaixo se ainda não conhece esse aplicativo.

 

smartphone 149622 960 720Pelo celular:
Clique em Ingressar em reunião do Microsoft Teams no e-mail de convite ou na agenda de seu provedor de e-mail.
Depois clique em Obter o Teams.
Você será redirecionado para a loja de aplicativos, o aplicativo é gratuito, peça para instalar, quando terminar clique em abrir.
teams
Clique em Participar da reunião e digite seu nome, o aplicativo irá pedir permissão para gravar áudio, clique em permitir e agora é só aguardar a transmissão começar.

 

 

downloadPelo computador:
Clique em Ingressar em reunião do Microsoft Teams no e-mail de convite ou na agenda de seu provedor de e-mail.
Em seguida clique em Continuar neste navegador.
Digite seu nome e clique em Ingressar agora.
Pronto agora é só aguardar a transmissão começar.