A Memória, racional e afetiva, evoca os conceitos e percepções que temos das pessoas e instituições que nos cercam, confere prestígio e admiração e é fonte de informações e conhecimentos. A pandemia do COVID-19 alterou radicalmente a relação do Metrô com os passageiros e suspendeu uma relação de proximidade com pesquisadores e entusiastas. Neste encontro, será apresentado como o Metrô está enfrentando este período e o que está preparando para fortalecer sua imagem e trajetória por meio da memória.
Rafael Eduardo Rodrigo da Silva
Bacharel em Biblioteconomia pelo UNIFAI. Tem dez anos de experiência na conservação, catalogação, higienização e digitalização de documentos. Trabalha na Biblioteca Neli Siqueira do Metrô com pesquisa e curadoria do acervo histórico.
Neste encontro será apresentado um breve histórico da área de pesquisa da operação, dos usos das informações produzidas e principais pesquisas realizadas junto aos passageiros. Em seguida, vamos fazer um histórico da Pesquisa Origem Destino, aplicada na Região Metropolitana de São Paulo, e que pode ser considerada a maior pesquisa de mobilidade do Brasil.
Cecília Guedes
Chefe do Departamento de Relacionamento com o Passageiro na Gerência de Operações do Metrô de São Paulo. Atuação nas áreas de pesquisa social, de comunicação e gestão do relacionamento com o público. Graduada em Psicologia pela USP, Mestre em Psicologia Social pela USP e Doutora em Sociologia Urbana pela PUCSP.
Maria Cecilia Masagão Andreoli de Oliveira
Estatística e engenheira mecânica com especialização em administração é supervisora na Coordenadoria de Pesquisa e Avaliação de Transportes do Departamento de Planejamento e Projeto Funcional da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
26 de novembro - MOBILIDADE
Conheça sobre a importância da Mobilidade a Pé, o modo de deslocamento mais frequente nas cidades brasileiras e da Caminhabilidade que é a qualificação dos espaços públicos de mobilidade para serem favoráveis ao caminhar. Também será abordado sobre a responsabilidade dos planejadores da rede de transporte e de seus tomadores de decisão na viabilização da viagem a pé até os sistemas de transporte público coletivo.
Maria de Assunção Ribeiro Franco
Professora da FAU - USP, coordena o Laboratório de Pesquisa LABVERDE na FAUD-USP, desde 2007, onde é editora da Revista LABVERDE desde 2010.
Meli Malatesta
Mestra e doutora em Mobilidade Urbana Ativa – Mobilidade a Pé e Cicloviária pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Neila Custódio
Arquiteta Paisagista, coordenou projetos paisagísticos e requalificação urbana com enfoque ambiental voltados para mobilidade ativa no Metrô de São Paulo.
Lilian Hatsumi Nagae
Arquiteta e Urbanista pela USP e Técnica em Desenho de Construção Civil pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, trabalha nas áreas de Projeto Funcional e Arquitetura do Metrô de São Paulo.
Juliana Yoshida
Arquiteta e Urbanista pela USP e Técnica em Edificações pela Escola Técnica Federal de São Paulo, trabalha no Departamento de Arquitetura do Metrô de São Paulo.
A participação é gratuita e não precisa de inscrição prévia. Clique no link de cada dia e acesse o aplicativo Microsoft Teams pelo celular ou pelo computador. Consulte as instruções abaixo se ainda não conhece esse aplicativo.