A Biblioteca Metrô Neli Siqueira foi criada em 1972 e tem como missão a reunião, o tratamento, a guarda e a preservação da memória bibliográfica e histórica da empresa, além de promover o acesso, a disseminação e a utilização da informação como suporte às atividades das áreas técnicas do Metrô.

A unidade tem como compromisso, contribuir no fortalecimento da imagem da Companhia, como promotora de espaços de integração de pessoas, de pesquisa e do acesso à informação e leitura. Atende à comunidade metroviária e pesquisadores do Brasil e exterior, considerando a exclusividade do acervo e sua grande variedade de publicações sobre transporte público sobre trilhos, mobilidade urbana e desenvolvimento da cidade de São Paulo.

 

 

SERVIÇOS

O atendimento é de segunda à sexta, das 08h30 às 17h, exceto feriados e pontes.

Aos empregados do Metrô, também estão disponíveis os serviços de Aquisição de Publicações para o acervo e apoio às atividades de trabalho e Filiação a Entidades. Para saber mais detalhes sobre esses serviços é necessário efetuar login com registro e senha de rede.

No período da pandemia, a unidade está fechada para atendimento presencial e o contato pode ser realizado pelo e-mail bibli@metrosp.com.br

 

Conheça mais sobre serviços ofertados:

BIBLIOTECA DIGITAL: o acervo da Memória Instituicional da Companhia está digitalizado e pode ser acessado pelo menu PESQUISA, em Conteúdo Digital dos itens no ACERVO BIBLIOGRÁFICO, ou na consulta aos itens do ACERVO NÃO BIBLIOGRÁFICO.

CONSULTA: Atendimento a pesquisas, acesso presencial e remoto ao acervo e intercâmbio com outras bibliotecas, centros de documentação, universidades, etc.

EMPRÉSTIMO: o empréstimo de material bibliográfico é exclusivo aos empregados da Companhia, regido por regulamento específico, exceto em casos de Empréstimo entre Bibliotecas e Entidades técnico-científicas mediante preenchimento e entrega de formulário específico elaborado pela instituição solicitante.

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS: Este serviço está suspenso em razão das medidas preventivas ao Coronavírus.

Aos empregados do Metrô que precisem consultar acervos de outras bibliotecas é importante observar os prazos e regulamentos das bibliotecas atendentes. A biblioteca fornecedora se reserva ao direito de emprestar ou não publicações específicas, de acordo com as necessidades de consulta de seus usuários. Caso necessite deste serviço, entre em contato com um funcionário da Biblioteca. Para público geral, cada instituição/biblioteca externa poderá emprestar no máximo 3 (três) itens do acervo, nos prazos de 15 dias corridos para livros e 7 dias para publicações periódicas. A renovação de cada empréstimo poderá ser solicitada até 3 (três) vezes, contanto que a publicação não tenha reserva. A partir da 4ª renovação de empréstimo, um novo formulário deve ser preenchido.

CESSÃO DE USO DE IMAGEM: a biblioteca cede o uso de imagens e vídeos do acervo da Companhia mediante preenchimento do Termo de Uso de Imagem para uso educacional (trabalhos de escola, graduação, TCC, teses e dissertações) e sem fins lucrativos.

 


 

ACERVOS

A Biblioteca Metrô Neli Siqueira possui diversos trabalhos e materiais de temas variados, reunidos nas coleções detalhadas abaixo:

MEMÓRIA INSTITUCIONAL:

Contém itens da Memória Institucional contada sob diversos aspectos. Compõem o acervo: fotos, vídeos, material iconográfico, tridimensional, sonoro, cartazes e folhetos, publicações especializadas produzidas pela empresa, terceiros ou cujo objeto de pesquisa seja o Metrô e o autor tenha cedido algum exemplar para compor o acervo histórico. São obras raras que apresentam a história da Companhia e do transporte público na cidade de São Paulo. Os itens desta coleção têm tratamento diferenciado, tanto na catalogação e indexação, quanto no armazenamento, controle e preservação.

CONHECIMENTOS GERAIS

Conjunto de obras e materiais que servem de suporte informacional, contribuem na prática da leitura para a formação cidadã e desenvolvimento pessoal dos empregados da Companhia.

Cultural: livros que promovem o bem-estar social do empregado e auxiliam no desenvolvimento e canalização da criatividade do indivíduo, de maneira a ampliar sua compreensão de mundo.

Técnico: oferece suporte informacional às áreas do Metrô e às rotinas dos empregados. Compreende assuntos como Administração, Marketing, Direito, Economia, Contabilidade, Planejamento Urbano, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Geologia e Informática. Existem também textos técnicos sobre tecnologia metroviária e engenharia, traduzidos de outros idiomas. 

Metrôs do Mundo: coleção que contém publicações produzidas por outras empresas de transporte urbano sobre trilhos no Brasil e no mundo, cedidas ao Metrô de São Paulo em intercâmbios profissionais ou eventos especializados, que elucidam a prática da atividade em empresas pares.