A Biblioteca Neli Siqueira promoveu, nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2021, o 3º Seminário Memória, Pesquisa & Mobilidade. Confira os vídeos caso tenha perdido as apresentações ao vivo.
No primeiro dia de seminário o tema foi O legado da artista plástica Diana Dorothèa Danon para a cidade de São Paulo. Em que falaremos sobre a artista plástica Diana DoroThea Danon, nascida em São Paulo em 1929, pintora, desenhista e escritora. Estudou pintura na Escola de Belas Artes e arqueologia e historia da arte na Universidade de São Paulo. Uma parte significativa de seu trabalho foi dedicada à documentação em aquarelas de diferentes momentos das obras do Metrô de São Paulo ao longo de quatro décadas. Teremos a participação de:
Sergio Franco Averbach
Convidado especial, sobrinho da artista, representando a família. Vice Chairman da Korn/Ferry, MBA pelo INSEAD na França e BA na FGV.
Simone Gatti
Arquiteta e urbanista, doutora e pós-doutora pela FAUUSP, professora de urbanismo da Escola da Cidade e da Universidade Estadual de Maringá e representante do IABsp no Conselho Municipal de Política Urbana da Prefeitura de SP. É presidente do FundoFICA e coordenadora do Núcleos em Rede da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde coordena o Plano de Bairro do Jd. Pantanal pelo IABsp.
Ayrton Camargo e Silva
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Puc de Campinas no ano de 1985, com especialização e mestrado em Planejamento Urbano na mesma instituição em 1999 e 2004 respectivamente, tendo sido professor convidado daquela instituição nos cursos de graduação e pós-graduação.
Ana Maria Mazzone
Graduada em Turismo pela Faculdades Capital, pós-graduação em Marketing - "Università degli Studi di Torino" – Turim – Itália e pós-graduação em Administração e Marketing - Universidade São Marcos - Trabalha na Coordenadoria de Ação Cultural, Social e Acervo da Gerência de Comunicação e Marketing do Metrô de São Paulo. Realiza análise, seleção e curadoria de Projetos Culturais e Artísticos exibidos nas estações do Metrô.
O evento ao vivo acontecerá dia 26 de outubro de 2021, às 14 horas, clique aqui para acessar.
O tema do segundo dia foi A escolha do traçado das linhas do Metrô. Complexos estudos de planejamento, envolvendo aspectos históricos, sociais, físicos, geológicos, ambientais, tecnológicos e econômicos precedem a definição do traçado das linhas do Metrô. A partir destes estudos, realizados em escala macro, iniciam-se as investigações pontuais aprofundadas para subsidiar o processo de projeto para a implantação de estações de metrô.
Os especialistas convidados apresentarão um panorama geral de seus estudo e pesquisas sobre o processo de escolha do traçado das linhas do Metrô são:
Oliver Cauã Cauê
Geógrafo (UNESP) e mestre em Planejamento e Gestão do Território (UFABC). Possui experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em transporte público coletivo. No mestrado, analisou o processo de definição do traçado da Linha 1 – Azul do Metrô de São Paulo, interpretando as influências dos agentes públicos e privados e de manifestações da sociedade civil. Através de entrevistas com técnicos e dirigentes da Companhia do Metropolitano e de outras entidades envolvidas, bem como da leitura e análise de jornais, revistas especializadas e documentos técnicos, verificou o grau de atendimento a demandas econômicas, urbanas e de mobilidade da população. Durante a graduação, desenvolveu pesquisas de iniciação científica sobre o Movimento Passe Livre e sobre o processo decisório do traçado da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo. Atualmente, dirige a Cidadeapé — Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo.
Epaminondas Duarte Junior
Engenheiro Civil, Chefe do Departamento de Planejamento e Anteprojeto de Engenharia na Gerência de Planejamento e Meio Ambiente, atua no Metrô desde 1975.
Rafael Eduardo Rodrigo da Silva
Bacharel em Biblioteconomia pelo UNIFAI. Tem 11 anos de experiência na conservação, catalogação, higienização e digitalização de documentos.
O evento ao vivo acontecerá dia 27 de outubro de 2021, às 14 horas, clique aqui para acessar.
O tema do terceiro dia foi Mobilidade urbana no pós-pandemia. Atualmente, o transporte metroviário vivencia a maior crise de sua história. A queda abrupta no número de passageiros desde o início da pandemia aliada à necessidade de manutenção da oferta do serviço e ao aumento de despesa com novos procedimentos de higienização e sanitização fez com que grande número de empresas tivessem que rever seus processos de trabalho para garantir a qualidade no atendimento aos passageiros, por isso convidamos especialistas de São Paulo e Rio de Janeiro com objetivo de contribuir nesta importante discussão. Participação de:
Lívia Savignano Fortes
Formada em Sociologia e Antropologia pela Unicamp, MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec, certificada internacionalmente em Foresight Practitioner (Millenium), pós-graduada em Transformação digital pela FIA e mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Europea del Atlántico, com curso de Liderança Transformadora e Capacitação para resultados pela Fundação Dom Cabral. Atualmente é Supervisora Operacional Geral da Companhia do Metropolitano de São Paulo, onde está há 13 anos.
Guilherme Bieler
Formado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui MBA em Inteligência de Mercado pelo Ibramerc/Live University. Está há 8 anos no MetrôRio, onde coordena a equipe de Inteligência de Mercado, responsável por análises e projeções de demanda, pesquisas de mercado e estudos de políticas públicas, além das atividades de benchmarking com operadores de transporte do mundo.
Edson Alves Feitosa
Formado em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduado em Gestão em Arte pelo Centro Universitário SENAC São Paulo. Supervisor da Biblioteca Neli Siqueira da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
O evento ao vivo acontecerá dia 28 de outubro de 2021, às 14 horas, clique aqui para acessar.